Decoração

Mobilar a varanda: como explorar todo o potencial deste espaço

Plantas e espaços abertos em casa melhoram o bem-estar psicofísico. Mobilar a varanda, portanto, é sempre uma boa ideia.
28 jul 2023 min de leitura

Mobilar uma varanda permite-te explorar todo o potencial dos espaços ao ar livre que tens em casa. Com as ideias e conselhos certos, é possível transformares a varanda num oásis de relaxamento, num recanto verde ou num local perfeito para jantares e aperitivos ao ar livre. Antes de tudo, é importante avaliares o tamanho da varanda e as características arquitetónicas, como a presença de grades, paredes ou marquises.

Isto vai ajudar-te a escolher os móveis e acessórios mais adequados para o teu espaço, tendo em conta as necessidades de segurança e privacidade. Ainda considerando iluminação, plantas e acessórios de decoração, o jogo está feito. Descobre as ideias e conselhos para varandas e espaços domésticos abertos que temos para ti.

  1. Essenciais para teres na varanda
  2. Como ter uma varanda mais bonita
  3. Dicas para organizares o espaço
  4. Dicas para recriares um cantinho verde na cidade

Essenciais para teres na varanda

O primeiro passo é identificares os elementos que não podem faltar na varanda. Entre estes estão:

  • Móveis confortáveis: para aproveitares ao máximo o teu cantinho no exterior, escolhe cadeiras, poltronas ou sofás confortáveis (​​e não te esqueças que têm de ser resistentes às intempéries). Considera usar almofadas e mantas para deixares o espaço ainda mais aconchegante.
  • Mesa: procura uma mesa com o tamanho adequado ao espaço que tens disponível e ao número de pessoas que costumam utilizar a varanda.
  • Cortinas: para garantires uma estadia agradável na varanda mesmo nas horas mais quentes, é importante teres soluções como guarda-sóis, toldos ou painéis contra o vento.
  • Elementos decorativos: para personalizares a tua varanda e torná-la única, adiciona detalhes como vasos, cestos, tapetes e almofadas decorativas.

Como ter uma varanda mais bonita

Para tornares a tua varanda mais bonita, é fundamental prestares atenção aos detalhes, experimentares soluções criativas e de design. Por outras palavras, combina funcionalidade com estética. Uma ideia original pode ser criares um canto de relaxamento com uma confortável cadeira suspensa ou uma rede, onde podes relaxar após um longo dia de trabalho. Se o espaço permitir, também podes adicionar um pequeno sofá ou assento modular, ideal para receberes convidados e passares momentos de convívio ao ar livre.

Quanto às cores e texturas, podes ousar com tons claros e padrões geométricos ou florais, que vão ajudar-te a dar personalidade e estilo à tua varanda. Por exemplo, podes optar por almofadas coloridas, tapetes à prova de intempéries ou vasos de diferentes formas e tamanhos. Além disto, não subestimes a importância dos acessórios, como lanternas, castiçais ou objetos decorativos, que podem fazer toda a diferença e tornar o teu espaço exterior único e acolhedor.

Outra ideia criativa para valorizares a varanda é usares as paredes e grades para pendurares plantas e flores, criando assim um efeito cascata ou um jardim vertical. As plantas ideais para este fim são as heras, sardinheiras, petúnias e as suculentas.

 

Dicas para organizares o espaço

Para organizares a tua varanda de uma forma eficiente e funcional, é fundamental utilizares o espaço disponível de forma inteligente.

Uma solução prática para otimizares o espaço é optares por móveis multifuncionais, como mesas dobráveis, cadeiras empilháveis ​​ou bancos com armazenamento embutido. Além disto, podes usar as paredes para pendurares vasos, prateleiras ou estantes e desta forma ganhas mais espaço.

Para manteres a varanda arrumada e limpa, é aconselhável organizares os objetos de acordo com a frequência de uso e agrupá-los em recipientes ou cestos.

Por fim, é importante planeares a manutenção da varanda, para dedicares algum tempo à limpeza, a rega das plantas e verificares o estado dos móveis e acessórios.

 

Dicas para recriares um cantinho verde na cidade

Uma varanda deve sempre ter plantas ou um toque de vegetação. Para isto, é importante selecionares plantas e flores adequadas às condições climáticas e luminosas do espaço exterior. Além disto, é fundamental ficares atento à manutenção e rega, para garantires a saúde e a beleza das tuas plantas.

Na hora de escolheres quais plantas a cultivar na varanda, é aconselhável optares por espécies resistentes e de fácil manutenção. Algumas opções populares incluem sardinheiras, lavanda, rosas e suculentas. Para quem pretende cultivar uma horta na varanda, é possível escolheres entre diferentes variedades de ervas aromáticas, tomates, pimentos e saladas.

No entanto, lembra-te de prestares atenção às necessidades de irrigação das tuas plantas. Algumas espécies requerem mais água do que outras, por isso é importante conheceres bem as necessidades específicas de cada planta e forneceres água adequada. Para facilitar a tarefa, podes usar sistemas de irrigação automática ou vasos com reservatórios de água.

Fonte: Idealista/News

Decoração
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.