Decoração

Reformas low-cost: como pintar azulejos de cozinha e casa de banho

Se houver algum buraco ou lasca, terá que ser reparado previamente para que ao pintar não seja percetível. Eis algumas dicas.
09 mar 2023 min de leitura

Pintar azulejos é uma forma simples, rápida e barata de renovar a aparência de uma cozinha ou casa de banho desatualizada. E para isso existe apenas uma condição: que os azulejos estejam em perfeitas condições. Se houver algum buraco ou lasca, terá que ser reparado previamente para que ao pintar não seja percetível. A partir daí, o processo é muito simples. Os especialistas da Habitissimo deixam algumas dicas. 

Preparação dos azulejos

Antes de conseguir um bom acabamento, é importante levar em consideração alguns aspetos:

  • Se houver algum dano na superfície dos azulejos, esta deve ser coberta com massa, lixada e nivelada. Em seguida, a superfície deve ser aspirada para remover a sujidade. A superfície deve estar perfeitamente limpa de pó, gordura ou qualquer resíduo antes de aplicar a tinta. Isso inclui as juntas, se tiverem mofo terá que ser bem removido. Caso contrário, a tinta não vai aderir perfeitamente.
  • casa de banho ou cozinha devem estar vazios. Se isso não for possível, protege bem os móveis que não podes mover. Também é importante cobrir o pavimento e os caixilhos das portas. Caso não vás pintar todos os azulejos da cozinha ou da casa de banho, por exemplo, cobre as bordas dos que não fores pintar com fita.

Tintas para azulejo

  • A primeira coisa, obviamente, é escolher a tinta certa. Não é sobre cor, é sobre material. Nem todas as tintas são indicadas para azulejos - para um acabamento perfeito e duradouro é necessário escolher uma específica para isso. Não te esqueças que são superfícies muito expostas à humidade e sujidade.
  • Existem diferentes tipos de tintas para azulejos. As mais resistentes são as tintas epóxi ou revestimentos de resina epóxi. Também podem ser aplicados esmaltes à base de água ou óleos sintéticos específicos para este tipo de superfície.

Aplicar a tinta nos azulejos

  • O primeiro passo é preparar a tinta e os utensílios. É conveniente agitar bem a tinta e usar uma bandeja para pintar. Quanto às ferramentas, o ideal é pintar com um rolo especial para esse tipo de pintura, embora possa ser necessário usar pincéis para pequenos retoques.
  • Caso vás pintar o teto, deves sempre começar por ele. Depois é conveniente pintar as arestas dos azulejos que ficam virados para o teto ou para o chão, bem como os cantos e arestas das sanitas, que são mais difíceis de alcançar com o rolo. 
  • Outra dica: se for necessário aplicar mais de uma demão de tinta para um acabamento perfeito, certifica-te de passar o tempo de secagem estabelecido pelo fabricante. E também é importante deixar a superfície secar perfeitamente antes de reposicionar móveis ou acessórios.

Recomendações finais

tinta para azulejo resiste perfeitamente às condições húmidas das casas de banho e cozinhas, pelo que apenas é necessária uma manutenção mínima para a manter em bom estado durante muito tempo. Para limpá-lo, basta usar um detergente neutro e um pano. Não uses esfregões ou qualquer outra ferramenta que possa arranhar a superfície.

Pintar os azulejos parece simples, e é, mas é preciso uma boa mão para conseguir um acabamento perfeito. Se não tens certeza de que vais conseguir, é melhor deixar nas mãos de profissionais. De qualquer forma, será sempre muito mais barato do que trocar os revestimentos da casa de banho ou da cozinha.

Fonte: Idelaista/News

Decoração
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.