Finanças

Pedido de crédito habitação para não residentes: como funciona?

Queres comprar casa em Portugal com recurso a crédito habitação, mas não és residente? Sim, é possível e este guia vai ajudar-te.
05 set 2023 min de leitura
Solicitar um crédito habitação para comprar casa é algo que levanta sempre diversas dúvidas, sobretudo, se não possuíres residência em Portugal. Se fores emigrante ou estrangeiro sem autorização de residência permanente no nosso país, tens de ter em conta várias condições e documentos a apresentar na hora de pedires um empréstimo habitação. E o valor do financiamento do crédito habitação também será diferente. Explicamos como os não residentes podem pedir um crédito habitação em Portugal neste guia preparado pelo idealista/news.
 

Crédito habitação para portugueses emigrados

Embora seja perfeitamente possível recorreres a crédito habitação mesmo que estejas a viver no estrangeiro, o pedido pode ser um pouco mais complexo e, por isso, aconselhamos-te a recorreres a um intermediário de crédito com experiência neste tipo de processos.

Condições e documentos a apresentar

No caso de estares emigrado noutro país, para pedires um crédito habitação em Portugal e analisar a sua viabilidade não necessitas ter conta bancária em Portugal. Mas terás sim que abrir uma conta bancária antes da formalização do empréstimo da casa.

A boa notícia é que podes tratar tudo com o banco à distância, um processo que se torna bem mais fácil através de um intermediário de crédito habitação.

Quanto aos documentos a apresentar, estes pouco diferem dos que são solicitados aos portugueses residentes no país, ou seja:

  • Documentos de identificação;
  • Extratos bancários dos últimos três ou seis meses;
  • Mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal e/ou equivalente do país de residência fiscal;
  • Declaração anual de rendimentos do país onde trabalhas;
  • Últimos três recibos de vencimento;
  • Declaração da entidade patronal (para os casos dos trabalhadores por conta de outrem).

Importa ainda referir que a documentação solicitada pode variar de país para país, mas, por norma, o referido acima é comum à sua maioria.

Valor do financiamento do crédito habitação

Enquanto a maioria dos casos de empréstimos concedidos a portugueses residentes em Portugal o valor financiado pelos bancos situa-se nos 90% do valor do imóvel, esta percentagem desce um pouco quando falamos em emigrantes. O valor de financiamento para emigrantes é de 80% pois, sendo não residente, trata-se de uma habitação secundária, sendo esta uma imposição do Banco de Portugal.

Mas o financiamento bancário pode ser ainda menor para os emigrantes. "O valor a financiar pode descer para 70% caso os clientes residam fora da União Europeia. Além do fator país, também existe o fator cambial, ou seja, os rendimentos dos clientes serem numa moeda diferente do euro", explica Miguel Cabrita, responsável pelo idealista/créditohabitação em Portugal.

Dicas e sugestões

Para poupar tempo e tornar tudo mais prático, sugerimos que, se és emigrante e queres comprar casa em Portugal com recurso a financiamento, sigas estes passos:

  1. Simula o crédito habitação;
  2. Obtém aprovação do banco;
  3. Procura o imóvel;

Como podes ver, a primeira dica que te damos é que comeces por fazer várias simulações. Com isto, poderás ter uma ideia de qual o banco ou os bancos que melhor se adaptam às tuas necessidades e, depois, é só entrares em contacto com os mesmos.

E porquê obter a aprovação bancária antes de procurares casa? A explicação é simples: assim, já sabes qual é o valor máximo do imóvel que podes procurar. De notar ainda que um processo de crédito habitação a emigrantes demora exatamente o mesmo tempo para residentes, entre 1 a 2 meses.


Crédito habitação para estrangeiros não residentes

Se és estrangeiro não residente e queres comprar casa em Portugal, fica a saber que o processo também é possível, embora com algumas condicionantes. Mas vamos explicar-te tudo o que necessitas saber.


Condições e documentos a apresentar

As primeiras condições é teres um Número de Identificação Fiscal (NIF). Depois, apenas tens de apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação pessoal (como o passaporte, por exemplo);
  • Extratos bancários dos últimos três meses.
  • Últimos três recibos de vencimento.
  • Última declaração de rendimentos.
  • Declaração da entidade patronal (para os casos dos trabalhadores por conta de outrem).


Valor do financiamento

Dependendo da instituição bancária, o valor de financiamento de um imóvel para estrangeiros não residentes em Portugal situa-se entre os 70% e os 80%. Os prazos de empréstimo podem ser até aos 40 anos.

Nota ainda para o país de residência, pois se fores estrangeiro e residires fora da Europa, isso pode influenciar a decisão dos bancos na hora de conceder crédito habitação.

Dicas e sugestões

Os nossos conselhos para o caso de seres estrangeiro não residente em Portugal são os mesmos que indicámos para os emigrantes portugueses. Contudo, já sabes que, antes de partires para a obtenção da aprovação de crédito habitação, deves garantir que tens um NIF e todos os documentos necessários.


Fonte: Idealista/News
 
Finanças
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.